Atacarejo é o grande destaque do setor varejista em 2022
Até o fim deste ano, o atacarejo representará metade das vendas do varejo alimentar e sua curva de crescimento deve se manter por, pelo menos, mais cinco anos
Entre fevereiro e março de 2022, houve uma troca de cerca de 70% dos hipermercados para os atacarejos, por parte das famílias brasileiras. Ou seja, para economizar, agora, o consumidor opta pelo atacarejo.
O dado é do Ranking ABAD/NiensenIQ, estudo anual que mostra a evolução das empresas do atacado distribuidor, o crescimento nos diversos estados e as tendências deste setor.
O atacarejo vem ganhando espaço no mercado e dentro das casas brasileiras. A busca árdua por preços mais baixos garantiu 10% de alta ao formato de comércio atacarejo no ano passado, contra uma queda de 2,4% do varejo alimentar de modo geral.
Os dados são da McKinsey & Company, consultoria de gestão estadunidense, que atua a nível global, com publicação pelo jornal Estadão.
Vamos entender melhor o que é atacarejo, quais suas vantagens e o que o futuro reserva para este setor? Boa leitura!
Atacarejo: o que é?
Atacarejo é um termo que designa um modelo de negócios que reúne características tanto do varejo quanto do atacado. Ou seja, é uma modalidade híbrida de comércio.
O atacarejo se caracteriza por atender pessoas físicas e jurídicas, já que oferece vantagens para ambos, em relação ao preço e à oferta de produtos.
As lojas de atacarejo apresentam quatro aspectos diferenciados de um supermercado. São eles: preços baixos, alto volume de vendas, menor variedade de produtos e precificação diferenciada.
O conceito de atacarejo chegou ao Brasil na década de 1970, como uma forma de desobrigar a intermediação entre o atacado e consumidor final, que era comum nos mercados locais.
Essa junção de práticas comerciais muito populares transformou fortemente o comércio nacional. Isso fica evidente com os dados que apresentamos na introdução deste artigo.
Varejo X Atacado
Que o atacarejo é um modelo de negócios que une varejo e atacado você já entendeu. Mas talvez não se lembre das diferenças entre essas duas modalidades comerciais. Então, vamos esmiuçar o que é cada uma delas.
O atacado vende produtos em grandes quantidades por valores mais baixos, chegando a ser até 50% menores do que os preços ofertados no varejo.
Isso se dá pelos custos logísticos, que são inferiores, já que os mercados que vendem por atacado, normalmente, estão no mesmo espaço em que os produtos são estocados. Em geral, seu público-alvo inclui fornecedores e outros comerciantes.
Já o varejo vende produtos precificados de acordo com a média do mercado local e seu foco maior é no consumidor final.
Esses comércios costumam oferecer uma variedade mais completa de produtos, mas com preço equivalente a cada unidade.
Então, o atacarejo é uma junção dos modelos apresentados, com facilidades de ambos os formatos. Ou seja, é o melhor dos dois mundos.
São espaços que atendem o consumidor final e também os fornecedores e comerciantes, além de apresentar políticas mistas de funcionamento – como a venda em grandes lotes e também em unidades.
Atacarejo em números
Até o final deste ano, o atacarejo representará metade das vendas do varejo alimentar. Esse dado é uma avaliação da Nielsen, que foi divulgada durante um workshop realizado pela Associação Brasileira dos Atacarejos (Abaas), que aconteceu no final de outubro.
De acordo com a Nielsen, consultoria germânico-americana de informação, dados e medição, o atacarejo já tem uma representatividade de 47% e deverá atingir os 50% graças ao grande número de inaugurações e conversões previstas pelas empresas do setor.
A pesquisa também indicou que o atacarejo está presente em 69% dos lares brasileiros, avançando 3 pontos percentuais sobre o período anterior. Além disso, o estudo aponta um avanço de 25% no número de lojas de atacarejo.
Outro dado interessante é que, mesmo com as novas unidades impulsionando o formato, as vendas nas mesmas lojas de atacarejo também aumentaram 10% no acumulado dos primeiros nove meses do ano.
Ademais, o ganho de market share – percentual que uma empresa possui referente ao total de vendas daquele setor – do atacarejo foi maior nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Especialistas afirmam que o setor de atacarejo deve continuar em ascensão, mantendo sua curva de crescimento por, pelo menos, mais cinco anos.
Vamos continuar de olho no segmento de atacarejo, porque com certeza ainda tem muita novidade por aí!
Por que implementar soluções para varejo com a Essence?
Agora que você já sabe mais sobre atacarejo e seu futuro promissor, que tal conhecer mais a Essence e entender como ela se conecta com esse tema?
A Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA da América Latina e uma das cinco maiores do mundo.
Com mais de 41 projetos entregues ou em andamento em S/4HANA, mais de 350 clientes ativos e mais de 900 mil horas de projetos, a Essence tem o título de Strategic Partner SAP. Ou seja, somos especialistas em implementação.
Nesses quase 20 anos de história, a Essence já implementou diversas soluções de ponta para grandes empresas varejistas como GPA, Carrefour, Marisa, Evino, Grupo CB, Nike, Chilli Beans, Via Varejo e muito mais.
Um dos nossos cases de sucesso é o Assaí, uma das principais empresas brasileiras de atacarejo que, hoje, tem o S/4HANA como mestre de gestão, numa migração muito bem sucedida feita pela Essence.
Principal consultoria de varejo do país, a Essence tem um time especializado para atender o setor. Aqui, nós estamos constantemente nos aperfeiçoando para oferecer sempre as melhores soluções, com os profissionais mais qualificados do mercado.
O futuro é da tecnologia. E tecnologia é com a Essence.
Transformação digital é com a Essence
A Essence é SAP Gold Partner, ou seja, parceira especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.
Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.
Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.