Skip to main content

S/4HANA: a solução escalável para o varejo supermercadista

11 novembro, 2022

Carrefour, Assaí e GPA, empresas do setor supermercadista que ocupam o pódio no ranking da ABRAS, têm SAP S/4HANA implementado pela Essence

O varejo é um segmento da economia bastante amplo, que comporta diversos tipos, como lojas de departamento, armazéns, divisões atacadistas, franquias, ramo supermercadista e muito mais.

Todos pertencem ao setor varejista, ou seja, vendem mercadorias diretamente ao consumidor final, mas cada tipo tem suas características, desafios e especificidades muito próprias.

No caso do varejo supermercadista, um dos grandes problemas – se não for o maior deles – é o crescimento rápido e a defasagem nessa mensuração e acompanhamento.

Ou seja, um supermercado ou rede supermercadista começa a expandir de forma descontrolada, sem um sistema de gestão que acompanhe todo o potencial de crescimento em sua totalidade, de forma íntegra e coordenada.

Sua empresa supermercadista está crescendo muito, mas seu ERP não dá conta de acompanhar? Então esse artigo é para você!

Hoje, vamos falar sobre esse grande desafio do varejo supermercadista e como driblá-lo. Boa leitura!

O varejo supermercadista

Em 2021, o setor supermercadista brasileiro faturou mais de R$ 611 bilhões, valor que representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em comparação ao ano anterior, o ramo lucrou R$ 57 bilhões a mais. O anúncio aconteceu em abril deste ano, durante o evento Smart Market, realizado em São Paulo (SP). 

O varejo supermercadista é extremamente resiliente, principalmente em períodos de crise econômica, como a pandemia da covid-19. Diferente de outros setores do comércio que enfrentaram muitas dificuldades para sobreviver, os supermercados encontraram boas brechas para continuar lucrando.

Entretanto, existem dificuldades no ramo, assim como em qualquer outro. E, hoje em dia, na era da transformação digital, a tecnologia pode ser sua grande aliada ou sua maior inimiga. Tudo depende das ferramentas e soluções que você tem à mão. 

No caso do setor supermercadista, um ERP escalável é imprescindível. Investir em um sistema de gestão integrado que não comporte o crescimento do seu negócio é remar contra a maré.

O ideal é escolher um ERP que acomode sua expansão, fornecendo dados confiáveis, negociações mais fáceis, integralidade dos processos, gestão eficiente de estoque e competitividade perante ao mercado.

Mas, afinal, qual ERP proporciona tudo isso? O SAP S/4HANA é ideal para o segmento supermercadista.

SAP S/4HANA para supermercados

O S/4HANA, ERP mais moderno da SAP, empresa alemã que é líder mundial em tecnologia desde a década de 1970, é uma plataforma potente para empresas e negócios, que proporciona inovação e simplicidade na medida certa.

Unindo o poder da Inteligência Artificial, do Machine Learning e das funções analíticas avançadas, o ERP da SAP equivale a várias soluções em um só produto.

Executado no banco de dados in-memory SAP HANA, o ERP traz uma experiência UX (User Experience) com o SAP Fiori, sistema de design da empresa que une simplicidade, navegação intuitiva e eficiência na execução.

O banco de dados SAP HANA agiliza as funções analíticas, possibilitando o agrupamento e o processamento de dados de forma rápida e em tempo real, a fim de gerar aplicabilidade aos processos de negócios.

A computação na nuvem vem ganhando muito espaço com modelos de negócios mais dinâmicos e conectados. Por isso, o SAP S/4HANA Cloud oferece, entre suas diversas vantagens, o poder da solução na nuvem.

Durante o evento Smart Market, que foi mencionado no tópico acima, também foi divulgado o Prêmio Ranking 2022 – ano base 2021 –, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

A classificação da ABRAS elencou as seguintes empresas supermercadistas como as três colocadas no topo do ranking: Grupo Carrefour, Assaí Atacadista e GPA, respectivamente.

Sabe o que essas três empresas, que são líderes no ramo supermercadista, têm em comum? Todas têm o SAP S/4HANA e todas realizaram a implementação (ou migração) do ERP com a Essence.

A oferta completa para o varejo supermercadista

O RISE with SAP é um pacote de soluções lançado em 2021 pela SAP, que tem como objetivo simplificar a transformação digital das empresas em nuvem. 

Além do S/4HANA, o RISE oferece redesenho de processos, integração com outras soluções via SAP Business Technology Platform e acesso à SAP Business Network, a maior rede de negócios do mundo. 

Então, de forma simples, o RISE with SAP é uma unidade adicional da SAP para a nuvem, é um conjunto de produtos e serviços. A oferta foi criada para auxiliar empresas e negócios com a constante aceleração das mudanças em todas as áreas do mercado. 

O pacote de soluções da SAP oferece cinco componentes principais para os clientes construírem uma Empresa Inteligente: S/4HANA; ferramentas e serviços para migração técnica; plataforma de tecnologia empresarial SAP; inteligência de processos de negócios; e pacote inicial do SAP Business Network

A adaptabilidade digital ágil e a resiliência estão entre as vantagens competitivas mais importantes das empresas que desejam acompanhar essas mudanças com mais tranquilidade. Ou seja, o pacote de soluções da SAP é ideal para o segmento supermercadista.

Por que implementar o S/4HANA com a Essence?

A Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA da América Latina e uma das cinco maiores do mundo.

Com mais de 41 projetos entregues ou em andamento em S/4HANA, mais de 350 clientes ativos e mais de 900 mil horas de projetos, a Essence tem o título de Strategic Partner SAP.

Nesses quase 20 anos de história, a Essence já implementou diversas soluções de ponta para grandes empresas do varejo como Assaí, Carrefour e GPA, que mencionamos acima, além de Evino, Chilli Beans, Marisa, Nike, Via Varejo, Lojas Cem e muito mais

O futuro é da tecnologia. E tecnologia é com a Essence.

Transformação digital: a especialidade da Essence

A Essence é SAP Gold Partner, ou seja, parceira especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.

Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.