Skip to main content

Ruptura no varejo: como resolver esse problema?

20 dezembro, 2022

A integração entre as frentes digital e física é a chave para lidar com a ruptura no varejo – e quando o assunto é tecnologia e resolução de obstáculos neste setor, a melhor aposta é sempre a SAP

Atualmente, as empresas que têm mais sucesso no mercado são aquelas preocupadas com a modernização e a digitalização de seus empreendimentos, com o objetivo de otimizar operações, reduzir custos e garantir os melhores resultados.

De acordo com a pesquisa “Transformações digitais no Brasil”, da McKinsey & Company, consultoria de gestão estadunidense, que atua a nível global, os negócios com maior maturidade em transformação digital registram uma taxa de crescimento dos lucros três vezes maior que a concorrência.

Quando falamos sobre o varejo brasileiro, especificamente, cerca de 60% das empresas usam tecnologias, com foco em transformação digital, para oferecer uma experiência consistente aos clientes, entre os diferentes canais disponibilizados.

O levantamento é da Capgemini, multinacional francesa, que atua com consultoria, tecnologia e outsourcing ao redor do mundo.

Ambos os estudos evidenciam como a tecnologia, em especial àquela voltada para a transformação digital, é fundamental para o setor varejista. Ela é responsável pela solução de diversos problemas e falhas que o segmento apresenta.

Um dos principais desafios do setor, atualmente, é a ruptura no varejo, ou seja, a falta de um determinado produto para a venda e tudo o que essa carência acarreta para os varejistas e também para o consumidor final.

Hoje, vamos falar sobre a ruptura no varejo e como resolvê-la usando a tecnologia e a transformação digital. Vamos nessa? Boa leitura!

Ruptura no varejo

Como mencionamos anteriormente, ruptura no varejo é a falta de um determinado produto para a venda. Exemplificando, é quando você vai ao supermercado em busca de uma marca de refrigerante e não encontra.

Essa carência está baseada na reposição de estoque, que é um dos principais pilares dentro do planejamento de empresas varejistas – sejam elas mercados, farmácias, atacados, lojas de artigos para a casa entre outros.

Quando algum processo dentro desse planejamento de estoque não é bem executado ou os números utilizados não refletem a realidade do estabelecimento, o problema surge e gera uma série de consequências negativas, desde a perda de vendas à insatisfação dos consumidores.

A ruptura no varejo é um dos principais problemas das empresas do setor. Em uma amostra de 225 mil pedidos processados, a ocorrência de ruptura chegou a 12% na média entre os quatro setores mapeados: farmácias e drogarias, home center, supermercados e joalheria.

Os dados foram coletados pela Logstore, startup que realiza a integração entre o varejo físico e digital.

O levantamento evidencia ainda que, enquanto a média de ruptura no varejo é de 12%, em 7% desses casos o pedido é cancelado, e apenas 5% realizam a substituição do pedido.

Todos os dados se referem às vendas digitais, que representam em média 6% da receita total do setor.

Mas, afinal, como resolver esse problema? 

Varejo físico e digital

Vale dizer que, o estudo da Logstore só mediu com precisão a ruptura no varejo digital, mas estima-se que a perda quando o assunto é ruptura no varejo físico, é cinco vezes maior.

Isso se dá porque, no varejo físico, diferente da venda digital, é impossível saber quando um cliente desiste da compra porque não encontrou o item, já que não tem ninguém que ofereça uma sugestão similar.

Muita gente pode pensar que o varejo físico e o digital são opostos, mas eles são, na verdade, complementares. Hoje, na era multicanal em que vivemos, é essencial oferecer para o consumidor mais de uma opção, a fim de disponibilizar, acima de tudo, comodidade.

Em relação à ruptura no varejo, especialistas afirmam que a maior integração entre essas duas frentes, a digital e a física, é o caminho para reduzir o problema.

A integração entre todos os canais, atuando em conjunto para atender o consumidor, facilita muito quando a ruptura acontece.

Porque assim, é possível agir com mais rapidez em todo o fluxo de gestão, bem como na atualização dos produtos disponíveis e no controle de estoque das mercadorias nos pontos físicos.

Então, a melhor aposta para reduzir, ou pelo menos lidar melhor, com a ruptura no varejo é oferecer mais de um canal e não esquecer de integrá-los.

Transformação digital e varejo não andam mais separados.

SAP e transformação digital

Muito se fala em transformação digital, mas, afinal, o que quer dizer isso? A SAP, empresa global líder em tecnologia, define muito bem o conceito:

“A transformação digital envolve a integração de tecnologias e soluções digitais em todas as áreas de uma empresa. Trata-se de uma mudança cultural e tecnológica, pois as organizações precisam realizar mudanças fundamentais no modo como operam e proporcionam experiências e benefícios ao cliente”.

Quando o assunto é transformação digital para o setor varejista, a aposta certeira é sempre a SAP. Ainda mais se tratando de ruptura no varejo, um problema que, como vimos anteriormente, se resolve com tecnologia.

Recursos como computação em nuvem, Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Realidade Aumentada são ótimas apostas para os varejistas se destacarem no mercado, fidelizar clientes e, é claro, lucrar.

A SAP oferece excelentes soluções para varejo, que englobam todos esses recursos mencionados acima e muito mais. Os pacotes e as plataformas disponibilizados pela SAP são ideais para varejistas que buscam modelos de negócios inovadores e rentáveis.

Mas, afinal, por que escolher as soluções para varejo da SAP? O primeiro motivo é que 80% dos varejistas citados na Forbes Global 2000 são clientes da empresa.

Já o segundo, é que 91% tem sido o aumento anual nos índices de retenção entre os varejistas que contam com uma estratégia de gestão do engajamento do cliente omnichannel.

As soluções para varejo da SAP são as melhores do mercado. As maiores empresas do setor utilizam e, agora, só falta você dar o primeiro passo rumo à transformação digital!

Por que implementar soluções para varejo com a Essence?

Agora que você já sabe mais sobre ruptura no varejo e como solucioná-la, que tal conhecer mais a Essence e entender como ela se conecta com esse tema?

A Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA da América Latina e uma das cinco maiores do mundo.

Com mais de 41 projetos entregues ou em andamento em S/4HANA, mais de 350 clientes ativos e mais de 900 mil horas de projetos, a Essence tem o título de Strategic Partner SAP. Ou seja, somos especialistas em implementação.

Nesses quase 20 anos de história, a Essence já implementou diversas soluções de ponta para grandes empresas varejistas como Assaí, Carrefour, Marisa, Evino, GPA, Chilli Beans, Nike e muito mais.

Principal consultoria de varejo do país, a Essence tem um time especializado para atender o setor. Aqui, nós estamos constantemente nos aperfeiçoando para oferecer sempre as melhores soluções, com os profissionais mais qualificados do mercado.

O futuro é da tecnologia. E tecnologia é com a Essence.

Transformação digital é com a Essence

A Essence é SAP Gold Partner, ou seja, parceira especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.

Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.