Skip to main content

SAP SD e integrações da NFS-e agilizam processos da Fraport

05 outubro, 2022

A Essence implementou, para a Fraport, um módulo do SAP ERP, que permite armazenar e gerenciar dados relacionados a clientes e produtos, otimizando toda atuação da empresa

A trajetória da Essence é marcada por diversas implementações bem sucedidas e por inúmeros clientes satisfeitos. Nossos cases de sucesso atestam a excelência da Essence quando o assunto é: soluções de tecnologia para melhorar a gestão das empresas.

Atendemos organizações dos mais variados segmentos, como varejo, serviços profissionais, manufatura, agronegócio, bens de consumo, real estate, EC&O e saúde.

Nosso portfólio diversificado carrega grandes empresas como a Fraport. Hoje, vamos falar sobre esse case de sucesso da Essence.

Fraport: história

A Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport AG), ou apenas Fraport, é uma empresa aeroportuária alemã, criada em 1924, sob o nome de Südwestdeutsche Luftverkehrs AG.

Responsável pela administração de diversos aeroportos ao redor do mundo, em 2001, a Fraport foi listada na Bolsa de Valores, com suas ações negociadas sob o código FRAG.

Atuando em 31 aeroportos em quatro continentes, a Fraport é líder global nesse ramo e oferece uma gama completa de serviços operacionais e de gerenciamento relacionados às operações do lado ar e do terminal.

Seus números de tráfego são impressionantes: em 2019, mais de 1.400 aeronaves decolaram e aterrissaram e mais de 6 mil toneladas de carga foram movimentadas no Aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha.

No Brasil, a empresa tem a concessão dos aeroportos de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), desde 2017. O processo de licitação internacional determinou que a empresa administrará o aeroporto localizado no Ceará por 30 anos e o aeroporto que fica no Rio Grande do Sul por 25.

A Essence integrou, para a Fraport, a comunicação e os trâmites de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), além dos mecanismos de lançamento de boletos para alguns bancos específicos.

Fraport: um case de sucesso

O projeto da Essence para a Fraport teve várias frentes. A primeira delas foi atender todos os cenários de órgãos públicos e privados, considerando a retenção e dispensa de impostos.

Depois, a Essence implementou o  SAP Sales and Distribution (SAP SD), módulo do sistema SAP ERP, que permite o armazenamento e o gerenciamento de dados relacionados a clientes e produtos, pelas empresas em questão.

Todas essas informações organizadas pelo SAP SD são usadas para gerenciar os pedidos de vendas, remessas, cobrança e faturamento de produtos e serviços da Fraport.

A última etapa foi implementar o sistema de mensageria fiscal – responsável pela comunicação com a Secretaria de Estado da Fazenda – para a NFS-e e também o sistema de emissão de boletos para o Banco Bradesco e Banco do Nordeste do Brasil.

Especialista em soluções de tecnologia e gestão, a Essence realizou essas implementações e aprimoramentos para a Fraport com muita qualificação, garantindo processos mais ágeis e ordenados. 

Por que escolher a Essence?

Nós somos Strategic Partner SAP, ou seja, oferecemos soluções SAP com total domínio e expertise. Além disso, a Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo.

A Essence é especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.

E se você quiser conhecer outros projetos que a nossa empresa realizou, assim como a da Fraport, é só acessar a nossa página de cases de sucesso.

Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.