Skip to main content

Petrocoque: implementações e suporte AMS agilizam processos

22 setembro, 2022

A Essence executou as mudanças estabelecidas pela NT 2018.005 e continua atendendo a empresa, através de seu framework de serviços

Segurança, respeito, time e excelência: esses são os valores da Petrocoque, indústria petroquímica que produz e vende coque calcinado de petróleo, além de gerar e comercializar também energia e vapor.

Por ano, a empresa produz cerca de 550 mil toneladas de coque e gera até 18 MW de energia elétrica. Já em termos de energia térmica, ou seja, vapor, sua capacidade é de até 1,3 milhão de toneladas por ano.

Fundada em 1972, a Petrocoque é líder na América do Sul em comércio e produção de coque calcinado de petróleo, uma espécie de carbono de altíssima pureza, consumido em diversos segmentos industriais.

Essa produção da empresa, ou seja, coque calcinado de petróleo, é utilizado, essencialmente, para a fabricação de alumínio.

A pedido da Petrocoque, a Essence implementou as mudanças determinadas pela Nota Técnica 2018.005, que alterou alguns pontos em relação à emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Projeto Petrocoque e Essence

A Nota Técnica 2018.005 instituiu alterações de leiaute da NF-e e da NFC-e, as respectivas regras de validação dos campos criados ou alterados e as alterações no leiaute do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Então, para a Petrocoque, a Essence implementou as mudanças estabelecidas, de acordo com a nota publicada e com o cronograma divulgado pelo governo brasileiro. Logo após, foi realizada a automatização do apontamento de produção repetitiva.

A Essence construiu um sistema de automação inteligente (cockpit) que, através da transação automática (MFBF), realiza os apontamentos de forma sistematizada, para carga diária, produtos acabados, coque calcinado, vapor, energia entre outros – alimentados e determinados pelo respectivo código do material e data.

De acordo com a nova legislação para vendas interestaduais, a Essence também desenvolveu para a Petrocoque a atualização do Schema XML – arquivo codificado em linguagem baseada em padrão XML que contém a definição da estrutura de um documento XML – e a criação de novas regras de validação para recepção do sistema de emissão de NF-e.

Com essa implementação, que foi um desafio que a Petrocoque confiou à Essence, todos os processos internos da empresa se tornaram muito mais ágeis e eficientes.

Além dessas mudanças, a Essence ainda opera com a Petrocoque, através de sua área de Application Management Services (AMS), um dos pilares de atuação da nossa empresa.

O AMS é um framework de serviços que conta com uma equipe multidisciplinar de suporte, manutenção, monitoramento e sustentação de todo o ecossistema de aplicações SAP e multiplataformas da empresa em questão.

Com o serviço de AMS, a Petrocoque tem o melhor suporte para suas aplicações e otimiza o tempo de todos os seus colaboradores.

O foco dessa solução é otimizar o time to value das aplicações empregadas e, consequentemente, melhorar toda a cadência de processos.

Por que escolher a Essence?

Nós somos Strategic Partner SAP, ou seja, oferecemos soluções SAP com total domínio e expertise. Além disso, a Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo.

Nosso AMS é homologado e certificado pela SAP (PCOE) e nossa competência é auditada para garantir que prestamos um serviço com base nas melhores práticas – então, oferecemos, além de soluções SAP, suporte AMS com excelência.

A Essence é especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.

E se você quiser conhecer outros projetos que a nossa empresa realizou, assim como a da Petrocoque, é só acessar a nossa página de cases de sucesso.

Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.