Skip to main content

Gerenciamento de dados: SAP BTP é a melhor aposta

03 maio, 2023

A plataforma, que está presente na oferta RISE with SAP, apresenta uma grande frente voltada só para o gerenciamento de dados – que conta com soluções como SAP HANA e SAP Data Intelligence

Atualmente, os dados são recursos muito valiosos para as empresas – e a tendência é que essa projeção só cresça. Com imensos volumes de informação, as grandes corporações investem cada vez mais em gerenciamento de dados. 

Para maximizar o lucro, reduzir a inconsistência das informações e atender à conformidade regulatória, as organizações precisam realizar o gerenciamento de dados de forma eficiente.

Neste cenário, entram os sistemas de gerenciamento de dados, que executam a análise das informações e operações de Business Intelligence com muita agilidade e aptidão.

Hoje, vamos falar sobre gerenciamento de dados e como o Business Technology Platform (BTP) pode ser o grande aliado das empresas neste setor.

Gerenciamento de dados

“O gerenciamento de dados é a prática de coletar, organizar e acessar dados para dar suporte à produtividade, à eficiência e à tomada”, explica a própria SAP.

Na atual economia digital, os dados são o novo capital – ou seja, eles são um fator econômico de produção nessa era da digitalização. Os bens e serviços digitais precisam de dados, assim como qualquer item que compramos em uma loja necessita de capital financeiro para ser produzido.

Sendo assim, o gerenciamento de dados tem um papel central dentro das empresas. Administrar informações de forma eficaz é fundamental em qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno.

As organizações precisam de uma solução de gerenciamento de dados que administre as informações em uma camada diversificada, mas sem perder a unificação entre elas.

Por isso, é necessário um sistema de gerenciamento de dados que conte com análises avançadas, tecnologias de ponta e processamento rápido e fácil. O BTP oferece tudo isso e muito mais. 

Business Technology Platform

O BTP é uma plataforma inovadora, idealizada e criada pela SAP, que vem simplificando e revolucionando a transformação digital.

A plataforma reúne aplicativos inteligentes com recursos de gerenciamento de dados e banco de dados, funções analíticas, integração e extensão em uma única plataforma para ambientes híbridos e na nuvem – incluindo centenas de integrações pré-incorporadas para aplicativos da SAP e de terceiros. 

Resumindo, o BTP atua diretamente na agilidade, no valor dos negócios e na inovação contínua da empresa.

Por meio da integração e da extensibilidade dos aplicativos e ativos de dados da própria SAP e, também, das organizações, variadas funções e atividades se tornam muito mais conectadas, otimizadas e de fácil análise.

O BTP é dividido em quatro grandes pilares: “Database and Data Management”, “Analytics”, “Application Development and Integration” e “Intelligent Technologies”. Cada frente engloba diversos serviços específicos àquela área, tornando o produto completo e integrado.

O primeiro pilar, “Database and Data Management”, é responsável pelo gerenciamento e pelo banco de dados. Aqui, ficam as soluções de SAP HANA, SAP Data Intelligence, SAP Master Data Governance entre outros.

Dentre as facilidades oferecidas por esse setor estão: execução de dados em qualquer lugar; minimização da redundância de dados; conexão e legibilidade dos dados e governança dos dados mestre.

Essa plataforma, que reúne diversas soluções SAP em um só ambiente completo e integrado, está presente em uma oferta mais ampla: o RISE with SAP. Vamos entender do que se trata?

RISE with SAP

O RISE with SAP é uma oferta da empresa alemã para a nuvem, que é, resumidamente, um conjunto de produtos e serviços. Essa oferta foi criada para auxiliar empresas e negócios, com a constante aceleração das mudanças em todas as áreas do mercado.

Basicamente, o RISE with SAP oferece as tecnologias mais inovadoras, para os clientes construírem uma Empresa Inteligente – que é aquela que aplica, de modo consistente, tecnologias avançadas e melhores práticas em processos de negócio ágeis e integrados.

O pacote de soluções da SAP oferece: Cloud ERP; ferramentas e serviços para migração técnica; plataforma de tecnologia empresarial SAP e inteligência de processos de negócios.

O RISE with SAP permite o redesenho de processos e integração com outras soluções via SAP BTP. A plataforma permite que os clientes mantenham o core de seu ERP standard, realizando customizações necessárias e aproveitando os diversos aplicativos, que são processados na camada da plataforma.

Com o RISE with SAP, as empresas realizam o gerenciamento de dados de forma segura e prática. Sua solução Cloud permite que as empresas dimensionem as informações horizontal ou verticalmente, de forma mais ágil e econômica.

Por que escolher a Essence?

A Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo. Com quase 20 anos de atuação, nós somos uma empresa brasileira, mas com alcance mundial: nosso portfólio conta com grandes projetos para organizações ao redor do globo.​

Com mais de 400 clientes atendidos, a Essence tem o título de Strategic Partner SAP, ao lado de apenas outras cinco consultorias no Brasil. Em 2021, a Essence vendeu o primeiro RISE with SAP do país, para uma grande empresa de varejo.

Somos Gold Partner SAP, ou seja, parceira especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, suporte, manutenção e até migração das soluções SAP.  

Se interessou pelo BTP? Faça como as grandes empresas Plano&Plano, Eurofarma, QMC, Raia Drogasil e Construtora Tenda e garanta os melhores resultados com o RISE with SAP!

O futuro é da tecnologia. E tecnologia é com a Essence.