Como impulsionar a produção agrícola através da tecnologia?

19 julho, 2022

A chave é o uso de tecnologia da informação e sistemas de gestão, que automatizam processos, traduzem dados importantes e contribuem com insights para as melhores tomadas de decisão

Mesmo com a pandemia mundial de covid-19, o agronegócio cresceu no país: em janeiro deste ano, o setor exportou US$ 7,7 bilhões, ou seja, 37,1% a mais do que na comparação com o mesmo mês de 2019, quando o Brasil exportou somente US$ 6,4 bilhões. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Mas será que só isso basta ou é importante falar sobre o aumento da produção agrícola? Segundo as projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), em 2050, haverá cerca de 9,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Então, ainda de acordo com a FAO, nas próximas décadas, os agricultores precisarão aumentar sua escala de produção de alimentos em 70% para atender a esse crescimento populacional.

A resposta para a pergunta acima, então, é: não, só isso não basta e precisamos falar sobre o aumento da produção agrícola. E este é o tema do artigo. Vamos discorrer sobre a produção agrícola e a tecnologia como uma grande aliada. Boa leitura!

Agricultura 5.0

A agricultura 5.0 está relacionada à conexão tecnológica de ponta a ponta de toda a produção do setor. O conceito é baseado em tecnologia de última geração, trabalhando de forma integrada para produzir mais gastando menos.

Com foco na otimização de processos, monitoramento mais preciso e melhor gestão do negócio, hoje, as inovações tecnológicas são indispensáveis para a melhor integração e conexão do agronegócio.

Na agricultura 5.0, a tecnologia ajuda com o controle de produção e de qualidade, a redução de custos, na automatização de operações e, consequentemente, menor risco de erros e muitas outras vantagens.

Mas quais são essas tecnologias digitais que combinam conectividade e automação no campo?

TI e produção agrícola

Business Intelligence, Internet of Things (IoT), Big Data, Cloud Computing e Inteligência Artificial (IA) são algumas tecnologias que usam a informação para otimizar os resultados.

Esses recursos da tecnologia da informação (TI) permitem prever tendências, crises e oportunidades, além de auxiliar nas tomadas de decisão mais certeiras, baseadas em dados atualizados.

A TI é uma grande propulsora da produção agrícola: inovações como as mencionadas acima podem monitorar plantações, otimizar a comunicação entre máquinas, colher e analisar dados de lavouras, traçar previsões meteorológicas, fiscalizar a qualidade dos solos e muito mais.

Além do uso dessas tecnologias para atuar em tarefas mais específicas da produção agrícola como análise do solo e previsões climáticas, é possível usá-las para organizar e otimizar toda a gestão do negócio. Quer saber como?

Sistemas de gestão na agricultura

Sistemas de gestão empresarial, como os ERPs, são ideais para conectar as mais variadas frentes de um negócio. O ERP automatiza processos, unifica informações, traduz dados importantes e contribui com insights que colaboram com as melhores tomadas de decisão.

ERPs com a solução cloud, por exemplo, tem o diferencial de reunir todas as informações em nuvem, podendo ser acessadas a qualquer hora, de todos os lugares e em tempo real.

Os sistemas de gestão podem colaborar com a análise de dados e a previsão de possíveis cenários envolvendo a lavoura; a melhor gestão da cadeia de suprimentos e do supply chain; o controle eficaz do fluxo de caixa na entressafra; o cumprimento das obrigações tributárias e muito mais.

Resumindo, um ERP de qualidade oferece inovação tecnológica, automatização de processos, dados integrados em tempo real e melhor gestão do seu negócio. Trazendo para o contexto do artigo, ele reúne tecnologias ideais para o aumento da produção agrícola e para a conectividade de todos os processos envolvidos no agronegócio.

Soluções SAP para o agronegócio

Como vimos no artigo, é essencial falar sobre o aumento da produção agrícola e sua grande propulsora: a tecnologia.

A SAP tem dois produtos totalmente voltados para o agronegócio e suas necessidades:

  • SAP Rural Sourcing Management

Crie uma cadeia de suprimentos agrícola sustentável e rastreável. Projetado para empresas de agronegócio, este software de gestão da cadeia de suprimentos conecta pequenos agricultores à cadeia de valor agrícola e oferece transparência total sobre a origem das matérias-primas.

  • SAP Agricultural Contract Management

Aproveite o suporte ao contrato flexível e abrangente de commodities agrícolas. Controle e monitore todas as despesas relacionadas a negócios individuais, consolide liquidações complexas e aproveite o processamento automatizado com regras de negócios configuráveis.

Tecnologia e agronegócio são temas da Essence

Agora que você já sabe como aumentar a produção agrícola através da tecnologia, que tal conhecer os produtos que a Essence oferece para o agronegócio?

A Essence é Strategic Partner SAP, ou seja, oferecemos soluções SAP com muito domínio e expertise. Além disso, a Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo.

A Essence é especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções.

Oferecemos soluções que combinam TI e sistemas de gestão, entre outras inovações, para os mais diversos setores da economia. 

Tecnologia e varejo são temas que a Essence domina. Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP?

Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro. Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.

Essence é líder em transformação digital no Brasil e no mundo.

Não perca o futuro de vista

Assine a nossa newsletter:

SAP-Gold-Partner
Política de Cookies
© Essence