Skip to main content

Supply chain: a tecnologia torna sua gestão mais rentável e exata

14 abril, 2022

Com um ERP potente, ideal para a supply chain, os gestores têm mais autonomia e segurança para administrar o estoque, juntamente com todos os departamentos de uma empresa

Algumas empresas pecam ao investir todo o seu esforço em etapas específicas da supply chain e, por incrível que pareça, há quem acredite que estoque seja apenas um assunto secundário.

Mas isso é um grande equívoco: cadeia de suprimentos é dinheiro.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 50,2% dos entrevistados acreditam que os estoques de suas empresas não estão no nível adequado.

Já de acordo com Daniel Augusto Moreira, em seu livro “Administração da produção e operações”, a supply chain merece cuidados especiais por dois motivos principais:

1- Do ponto de vista operacional: os estoques permitem economias na produção e regulam a diferenças de ritmo entre os fluxos principais de uma empresa;

2- Do ponto de vista financeiro: estoque é investimento e conta como parte do capital da empresa, ou seja, quanto maiores os estoques, maior é o capital total e menor será a taxa de retorno.

Gerenciamento de supply chain

Existem diversas categorias de estoque, mas o ponto principal é que, para ter um bom controle, é indispensável ter um planejamento responsável.

É preciso fazer uma análise minuciosa do estoque, no que diz respeito ao volume de capital que ele envolve.

Outro ponto fundamental é a vantagem competitiva que o estoque representa quando a companhia consegue responder com agilidade e precisão às necessidades e expectativas dos clientes.

A má gestão da supply chain pode provocar uma reação em cadeia e comprometer os lucros, as receitas e a imagem da empresa diante dos consumidores.

A falta de matérias-primas para fabricação de um produto ou até a escassez do mesmo no estoque para entregar ao cliente, são erros muito prejudiciais.

Tecnologia: a grande aliada da supply chain

Calcular ou prever o giro dos estoques e o nível de serviço, por exemplo, é quase impossível sem a ajuda de uma tecnologia especializada.

Um ERP potente, voltado para a supply chain, dá aos gestores mais autonomia e segurança para administrar o estoque, juntamente com todos os departamentos de uma empresa.

Com um software de controle e coleta de dados precisos, fica muito mais fácil identificar falhas e até mesmo desvios no estoque ou processos que envolvem a logística reversa.

Inventários detalhados facilitam o gerenciamento total dos produtos disponíveis e/ou em falta e evitam prejuízos financeiros.

O mais moderno ERP da SAP, o S/4HANA, é capaz de possibilitar uma gestão muito mais inteligente, intuitiva e assertiva da supply chain.

SAP S/4HANA é executado no banco de dados in-memory SAP HANA. Ele traz uma experiência UX (User Experience) com o SAP Fiori, sistema de design da empresa que une simplicidade, navegação intuitiva e eficiência na execução.

O SAP HANA agiliza as funções analíticas, possibilitando o agrupamento e o processamento de dados de forma rápida e em tempo real, a fim de gerar aplicabilidade aos processos de negócios.

Inovação é com a Essence

Nós somos Strategic Partner SAP, ou seja, oferecemos soluções SAP com total domínio e expertise. Além disso, a Essence é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo.

Especializada no atendimento aos clientes durante todo o processo de compra, implementação, manutenção, suporte e até migração das soluções, a Essence é a única empresa de tecnologia a ter cinco “Recognized Expertise” da SAP.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e soluções SAP? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro.

Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence.