O papel da inovação na sustentabilidade no agronegócio

12 julho, 2022

Tecnologias como Inteligência Artificial, análise de dados e sensores conectados são fundamentais para o setor implementar práticas mais sustentáveis e que reduzam os impactos causados ao meio ambiente

Atualmente, o agronegócio é responsável por mais de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em 2021, o medidor econômico cresceu 8,36%, alcançando o maior valor registrado em quase duas décadas.

O PIB do setor é calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

Em termos de características geográficas, o Brasil é um país muito favorável para o agronegócio. Mas não é apenas de solo, clima e biomas que o setor depende e precisa.

A tecnologia é fundamental para potencializar o agronegócio e, inclusive, impulsionar a sustentabilidade no setor. E é sobre sustentabilidade no agronegócio que vamos falar neste artigo.

O tema do momento: sustentabilidade

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade é “suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

No mercado, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força. Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBM), em parceria com a National Retail Federation (NRF), analisa a importância do tema para os consumidores ao redor do mundo:

Para 90% deles, a pandemia da covid-19 afetou suas percepções de sustentabilidade. Já para 80% dos entrevistados, sustentabilidade e saúde são mais importantes na escolha de marcas. E para 50%, vale a pena pagar mais por marcas sustentáveis.

Certo, ficou claro que sustentabilidade é o tema do momento. Mas afinal, qual a importância da sustentabilidade no agronegócio?

Sustentabilidade no agronegócio

A sustentabilidade no agronegócio é fundamental por um motivo simples: o que move o setor, em primeiro lugar, é a própria natureza. Sem ela, não existem matérias-primas, nem agricultura, nem pecuária.

Então, é fundamental que o agronegócio esteja aliado às ações sustentáveis, para continuar existindo nas próximas décadas. A adoção de práticas que reduzam os impactos causados ao meio ambiente é menos complexo do que parece e traz benefícios enormes para o futuro.

A redução de processos agressivos no cultivo apresenta retornos positivos em relação às consequências negativas que a degradação do meio ambiente causa. Dentre elas estão o desmatamento, a diminuição da biodiversidade, a poluição da atmosfera, do solo e da água, a geração excessiva de resíduos tóxicos etc.

Mais acima, afirmamos que a tecnologia é essencial para impulsionar a sustentabilidade no agronegócio. Mas como isso funciona?

Inovação e sustentabilidade

Quando o assunto é sustentabilidade no agronegócio, a tecnologia é a maior aliada. Com o aumento da efetividade da produção e a redução do desperdício, a inovação no setor reduz expressivamente os impactos ambientais.

Nos últimos 60 anos, o Brasil cresceu 420% em produtividade e aumentou 47% sua área de produção, como consequência de muita inovação no setor. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Segundo a consultoria McKinsey, a conectividade ocupa, atualmente, a posição central quando o assunto é sustentabilidade no agronegócio:

Inteligência artificial, análise de dados, sensores conectados e outras tecnologias emergentes aumentam os rendimentos, melhoram a eficiência da água e minimizam os impactos no cultivo das safras e na criação de animais”, divulgou a empresa em sua pesquisa de outubro de 2020.

Este estudo mostrou, ainda, que se a conectividade for implementada com sucesso na agricultura, o PIB mundial teria um acréscimo de US$ 500 bilhões até 2030. O que representa 9% a mais do que o valor total esperado.

Agora, focando na prática, essas tecnologias apresentadas podem monitorar constantemente as condições do solo, fazer uma gestão eficiente de armazéns, colher dados em tempo real por meio de drones, automatizar processos através de maquinário inteligente e muito mais.

Tecnologia e agronegócio são temas da Essence IT

Agora que você já sabe do papel que a tecnologia tem na sustentabilidade no agronegócio, que tal conhecer os produtos que a Essence IT oferece para este setor?

A Essence IT é Strategic Partner SAP, ou seja, oferecemos soluções SAP com muito domínio e expertise. Além disso, a Essence IT é a maior implementadora do SAP S/4HANA na América Latina e uma das cinco maiores no mundo.

Oferecemos soluções que combinam tecnologia da informação e sistemas de gestão para os mais diversos setores da economia. E é claro que o agronegócio não poderia ficar de fora!

Soluções SAP para o agronegócio

Como vimos no artigo, a sustentabilidade no agronegócio é fundamental e a tecnologia é uma grande aliada do setor. A SAP tem dois produtos totalmente voltados para o agronegócio e suas necessidades:

  • SAP Rural Sourcing Management

Crie uma cadeia de suprimentos agrícola sustentável e rastreável. Projetado para empresas de agronegócio, este software de gestão da cadeia de suprimentos conecta pequenos agricultores à cadeia de valor agrícola e oferece transparência total sobre a origem das matérias-primas.

  • SAP Agricultural Contract Management

Aproveite o suporte ao contrato flexível e abrangente de commodities agrícolas. Controle e monitore todas as despesas relacionadas a negócios individuais, consolide liquidações complexas e aproveite o processamento automatizado com regras de negócios configuráveis.

Tecnologia e agronegócio são temas que a Essence IT domina. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Basta entrar em contato com um de nossos consultores e dar o primeiro passo rumo ao futuro. Acelere a transformação digital do seu negócio com a Essence IT.

Essence é líder em transformação digital no Brasil e no mundo.

Não perca o futuro de vista

Assine a nossa newsletter:

SAP-Gold-Partner
Política de Cookies
© Essence